Porque as bizarrices cotidianas devem ser comentadas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Civilidade em 3 atos - INTRODUÇÃO

Revelar aqui para vocês que, apesar de não parecer, eu sou uma pessoa civilizada. Quando afirmo isso, estou falando sobre ser favorável a determinados tipos de comportamento, como por exemplo acatar e me adaptar a certas regras ou protocolos que de repente nos são impostos.

É apenas uma questão de bom senso. Se me mandarem agir de um jeito com o qual não estou acostumada simplesmente porque "antes não era assim", garanto a vocês que ouço, absorvo a ordem, reflito e, supondo que eu encontre sentido naquilo, juro que não vejo motivo para fazer o contrário. Porque se tem algo que não podemos negar é o fato de haver dentro da maioria dos habitantes deste vasto país aquele sentimento inexplicável que o condiciona a acreditar que cumprir leis, horários, usar de boa educação e quando necessário CEDER, faz dele um bobão.

ERRADO. Bobão é quem não tem capacidade de entender uma orientação e agir de acordo com ela, civilizadamente.

Regras são criadas para que sejam cumpridas. Contrário fosse, a anarquia instaura-se-ia. Se é que tal processo já não está em andamento.

Vamos dar como exemplo um tema simples e de fácil compreensão: sinais de trânsito, faixas de pedestre, motoristas/motoqueiros/ciclistas e pedestres.

As predeterminações são simples, não há como negar. Vejam só:

1- Quem dirige qualquer tipo de coisa, motorizada ou não, pela pista é VEÍCULO.
2 - Quem está caminhando é PEDESTRE.
3 - Onde não há semáforos, apenas faixas, vale o tal do bom senso já citado anteriormente, conceito que infelizmente caiu em desuso. Deve estar de camiseta listrada com gorro combinando perdido por aí. "Onde está o bom senso?"
4 - Onde há semáforos, mesmo que haja faixas, a preferência é de quem está diante da luz verde. Quem está olhando para o vermelhinho deve aguardar.
5 - Vermelho = PARE
6 - Amarelo = ATENÇÃO - se vc já estiver atravessando, acelera e vai na fé. Se pintou o amarelo e vc tá antes do cruzamento, pare essa ximbica, pombas.
7 - Verde = SUA VEZ. Pode ir, seja de carro, seja a pé.

Prazer, Bom Senso.


Enquanto bons cristãos, vocês conseguiram memorizar DEZ mandamentos. Não é possível que estas pequenas regras, metade delas sinalizadas por cores primárias, sejam tão difíceis assim de serem assimiladas.

A sequência do drama poderá ser acompanhada nos próximos posts. Porque prefiro ser linchada aos poucos, tribo por tribo, compreendem? Se a atenção necessária for dispensada, facilmente notarão que não estou levantando bandeira alguma (DETESTO gente que faz piquete, não me canso de falar, nem sei como geral ainda não aprendeu isso), estou apenas comentando sobre a falta de educação generalizada deste povo, condição que me faz odiar um pouco mais a cada dia a vida nessa cidade infernal.

bjs.

Nenhum comentário: